quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A falta de tempo das mães modernas

Caraca.. faz 2 meses que não posto nada. Já peço desculpas e adianto que o tempo anda meio curto lá em casa, e as vezes eu chego tão cansada que capoto no sofá com o Gabriel no colo.. rsrsrs. Mas vamos ao post de hoje, que é justamente sobre isso: A nossa falta de tempo!!

Ultimamente o tempo das Mamães que trabalham fora e cuidam da casa sozinhas (sem doméstica, diarista e etc) está cada vez mais escasso. Não sei se atribuo isso ao trânsito, que cada vez anda pior, ou as multitarefas que acumulamos ao longo do tempo. Eu me lembro bem de quando era pequena e tinha 2 irmãs (ops, ainda tenho.. rsrsr) e minha mãe podia ficar com a gente.. nós íamos para o colégio a tarde e quando voltávamos minha mãe estava em pé atrás da tábua de passar roupa (sempre tinha muuita roupa pra lavar, passar e guardar) e em cima da mesa tinha um pão quentinho que ela tinha feito a tarde.. ou alguma outra coisa pra saciar nossa fome (bolinho de chuva, bolinho de banana, orelha de gato). Era tão bom, e ela tinha tempo pra gente. Cuidava de nós três e ainda cuidava da casa, da comida, da roupa, do marido.. Aí eu me pergunto: Cadê essa mulher que lá na década de 90 dava conta de tudo isso? Sabem o que aconteceu com ela? Teve que ir as ruas e trabalhar... Mas e o resto? Continuou sendo tarefa dela também. Além de fazermos tudo o que as nossa mães faziam ainda acumulamos a tarefa de trabalhar fora, e as vezes a gente trabalha mais que o marido. Some isso ao fato de que na nossa cidade levamos cerca de 1 hora pra ir e 1 hora pra voltar do trabalho e olhem só.. não temos mais tempo pra nada!!! A economia do pais não anda lá muito bem, o que nos faz realmente precisar trabalhar as 8 horas por dia (se não mais) pra conseguir dar aos nossos filhos o mínimo necessário pra que ele cresça decentemente. E aí é que vem minha maior tristeza/decepção, não só minha, mas de muitas mães que eu conheço, e todas me dizem a mesma coisa: Eu passo tão pouco tempo com meu filho, que sempre que dá eu tento compensar esse tempo perdido. E quando eu digo compensar não é comprando tudo o que ele quer ou fazendo tudo o que ele pede, eu digo pra aproveitar mesmo o tempo estando com ele.. levando em um parquinho, saindo pra fazer um lanche ou pic nic fora de casa, levando pra ver um filme, e fazendo coisas que as crianças sintam prazer em fazer. Tenho certeza que dessa maneira ele vai crescer vendo você como uma mulher que se cansa e batalha a semana toda, mas que não deixa de ser uma mãezona que curte com ele sempre que pode. Se eu pudesse ficaria em casa com o Gabriel, quer dizer, meio período pelo menos, pois acredito que a creche é bem importante para o desenvolvimento dele (a socialização, as atividades, as brincadeiras). Mas já que não posso, bora curtir com ele no final de semana mesmo.

Olhem algumas das coisas que costumamos fazer juntos:

 Passeio no Ramiro Ruediger

 Passeio no parquinho do Norte Shopping  (Gratuito)

 Jogando Bola na festa de aniversário do amiguinho Eric


 Passeio no Beto Carrero

 Fomos Conhecer a Minnie (ela estava em uma loja de roupas infantis aqui da cidade)

 Brincando no escorrega na casa da Vovó

Fomos conhecer a Peppa Pig e a Princesa (elas estavam  em uma loja de roupas infantis aqui da cidade)


E vocês? O que fazem no tempo livre com os pimpolhos? Sobra tempo pra dar atenção durante a semana?

Curtam a gente \o\o\ Mãe do Gabi

Beeijos, Jeh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário