quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Papinhas Orgânicas

Hoje em dia temos muitos termos novos na alimentação, e um que vem crescendo bastante é o "Orgânico".

Mas afinal, o que faz um alimento se tornar "Orgânico"?

O alimento orgânico é livre de agrotóxicos, insumos artificiais, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e organismos geneticamente modificados. Além disso não contém corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.

Cada vez vejo mais mães entrando nessa onda orgânica, e sei que com a correria do dia-a-dia fica difícil dispor de tempo para preparar tudo.

Em outros estados já existem algumas empresas especializadas nesse tipo de alimento, é o caso da Empório da Papinha, Boutique da Papinha e Maria Papinha, que infelizmente não entregam em todo Brasil... Mas a  Villa Orgânica Natural entrega sim!!!! Os valores (como é de se esperar) são mais caros... mas se você busca alimentos mais saudáveis acho que é válido investir!!

Uma outra opção, que é possível encontrar nos mercados da região, é a Linha de Papinhas Orgânicas da Jasmine. São bem práticas e tem um valor mais acessível.. eu deixaria essa opção para os dias de passeio e pra quando você precisa de um lanche rápido para o baby.



As embalagens vem em porções ideais e são bem práticas!!!


Caso você disponha de tempo, queira economizar, ou gosta de "colocar a mão na massa", seguem algumas receitas de papinhas orgânicas caseiras. As papinhas de fruta não permitem congelamento, mas as salgadas você pode fazer uma quantidade maior e congelar. Elas duram cerca de 7 dias no congelador (em potes fechados, pequenos e de preferencia com tampa hermética), retire do freezer 1 dia antes e deixe descongelar na geladeira, depois aqueça em banho maria, dentro do proprio potinho, que deve ter no máximo 300gr.

As papinhas de fruta são mais fáceis de fazer, ofereça sempre as frutas frescas. Pode variar entre banana amassada, mamão, raspas de maçã, raspas de pera, e etc. 

Vamos as receitas?


Papinha de Maçã, Mamão e Banana (Bebês - 4 a 7 meses)

Ingredientes:
- 1 Banana
- 1/2 Maçã
- 1 Fatia média de mamão
- 1/2 lt de água

Preparo:
Lave e descasque as frutas. Tire as sementes. Pique tudo e coloque para cozinhar em meio litro de água. Quando as frutas estiverem cozidas, bata no liquidificador. Rendimento: 3 Porções.



Papinha de Mandioquinha e Beterraba - (Bebês de 6 a 9 meses)

Ingredientes:
- 2 Mandioquinhas
- 2 Beterrabas
- 2 Batatas
- 1 Cebola
- 3 Folhas de Alface
- 1 Colher rasa de azeite extra virgem
- 1 pitada de sal  (opte pelo Sal Marinho ou Sal Rosa do Himalaia)
- Salsinha a gosto

Preparo:
Lave bem todos os legumes e folhas. Retire a casca e corte em pedaços pequenos. Leve para ferver em água filtrada. Deixa cozinhar até que os legumes fiquem bem macios. Processe como seu pediatra orientar e sirva! Pode usar o método de congelamento. 


Papinha de Cenoura e Chuchu - (Bebês de 6 a 9 meses)

Ingredientes:
- 2 Batatas
- 2 Cenouras
- 2 Chuchus
- 300 ml de água filtrada
- Sal a gosto (opte pelo Sal Marinho ou Sal Rosa do Himalaia)

Preparo:
Lave bem todos os legumes e folhas. Retire a casca e corte em pedaços pequenos. Leve para ferver em água filtrada. Deixa cozinhar até que os legumes fiquem bem macios. Processe como seu pediatra orientar e sirva! Pode usar o método de congelamento. 


Após o 8º/9º mês você já pode oferecer feijão amassadinho e sucos de frutas ao seu bebê.

Espero que tenham gostado!!
Beijos, Jeh.